Case de
sucesso

VDL substitui totalmente
seu ERP legado
em menos de um ano

Plataforma
#1 de
lowcode

blue header bar

O Grupo VDL é um grupo industrial internacional empresa familiar com 93 empresas operacionais, 16.000 funcionários e está ativo em 19 países. O software ERP autodesenvolvido era tecnologicamente obsoleto e não mais adequado para futura
expansão funcional. As empresas operadoras de VDL precisavam ser capazes de acessar os dados mais rapidamente e os processos comerciais tinha que se tornar mais eficientemente organizado e profissionalizada. Este desafio é exatamente o que Thinkwise, continua a prosperar. O software ERP existente foi modernizado e ampliado e agora está pronto para um maior crescimento nacional e internacional.

VDL - foto

O desafio

A VDL vem trabalhando há cerca de trinta anos com seu
próprio PBS (Sistema de Controle de Produção.) desenvolvido em RPG e foi utilizada pelas empresas operacionais da VDL para apoiar o processo logístico. A PBS formou a base da filosofia VDL com o foco no resultado de um pedido e uma maneira específica de lidar com as ordens de venda e produção. O controle do negócio com base no valor agregado e nos relatórios gerenciais, que continham os mesmos dados para cada empresa VDL, ainda é agora um componente importante da filosofia VDL.

Todas as funcionalidades da PBS tinham que permanecer disponíveis e todas as aplicações periféricas existentes tinham que ser integradas. Além disso, o VDL Extra, o sistema de gerenciamento de qualidade e o motor EDI para mensagens eletrônicas seguras, que foi desenvolvido pela Thinkwise, teve que ser completamente integrado. O VDL Extra foi desenvolvido anteriormente, juntamente com a Thinkwise, para satisfazer as rigorosas exigências das normas automotivas e ISO/TS16949 e já estava em uso em sete empresas operacionais.

Solução

No primeiro ano, foi dado início à modernização do PBS existente para a moderna plataforma Thinkwise e para integrar o VDL Extra em uma solução de software integrada: VBS que foi adicionado o Thinkwise EDI Engine. Um sistema com qual, anualmente, mais de 41.000 mensagens são trocadas automaticamente com, por exemplo, Volvo, DAF, Bosch e Schmitz. Dentro de um ano, o PBS foi completamente substituído, expandido e modernizado. Em seguida, o VBS foi implementado em duas empresas piloto. A fase de acompanhamento foi iniciada após estes pilotos de sucesso. A intenção é que dentro de dois anos o VBS seja implementado em 33 empresas operacionais por quatro equipes VDL/Thinkwise paralelas. O tempo de implementação para cada empresa é de seis semanas, em média. Durante este processo foram acrescentadas cinco novas empresas operacionais que não trabalham com a PBS. Estas empresas utilizaram uma aplicação ERP diferente (por exemplo, SAP R/3) e foram convertidas para VBS dentro de doze semanas. A VBS é agora implementada com sucesso em 25 empresas operacionais. Espera-se que 38 empresas operacionais estejam operacionais com VBS até meados de 2018, com um total de aproximadamente mil usuários finais.

Resultado

Com a VBS, as empresas operacionais VDL têm disponível uma solução de software integrada. Todos os processos funcionais do departamento são totalmente integrados e automatizados. Isto garante que as informações estejam sempre disponíveis em tempo real. A entrada dupla de dados é uma coisa do passado. O BI integrado garante que todas as informações de gerenciamento estratégico sejam completamente transparentes a qualquer momento. Há uma ligação financeira com SAP R/3 FI. O processamento de pedidos foi otimizado. Uma transferência de papéis para o comprador não é mais necessária. Isto é tratado automaticamente no VBS. Há uma visão direta dos requisitos de materiais, horas e tempo. Além disso, a EDI foi ampliada com um link com os fornecedores. O processamento manual para realizar isto não é mais necessário. Isto aumenta a eficiência e reduz a chance de erros. Anteriormente era preciso uma pessoa trabalhando em tempo integral para fazer isto. Devido à curta curva de aprendizado, de em média três meios dias por pessoa, novos funcionários podem começar a usar o sistema rapidamente. Finalmente, é importante que a filosofia VDL tenha sido mantida.

Futuro

O VBS é fácil de usar e pronto para o futuro. Modificações e expansões podem ser implementadas fácil e rapidamente. Considere, por exemplo, a expansão das ordens de serviço com um módulo de prestação de serviços para a entrega e processamento automático da manutenção dos veículos. A Ferramenta de Gerenciamento de Crédito VBS será implementada mais amplamente para que, ao inserir um pedido para um cliente, uma mensagem apareça imediatamente se este cliente não for digno de crédito. A VDL tem a base perfeita com a VBS para alcançar todos os seus planos inovadores e integrar mais pacotes existentes.