CAse de
sucesso

Olyslager migra os seus
serviços para a nuvem
com Thinkwise

Case de
sucesso

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A Olyslager é especializada no fornecimento de dados sobre lubrificantes para uma multiplicidade de veículos e  equipamento industrial. Ao recolher e combinando dados globais de produtores de petróleo e informação dos fabricantes de motores, ele pode fazer recomendações para o correcto lubrificante. A empresa migrou o seu sistema central para a nuvem usando a plataforma Thinkwise para aumentar a eficiência e acelerar a introdução de novos serviços no mercado.

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Olyslager é o líder de mercado na recolha e análise de dados técnicos de lubrificação. A empresa foi fundada há 70 anos, tem cerca de 45 empregados, está activa nos cinco continentes e fornece os seus serviços a cerca de 2.000 utilizadores em todo o mundo. Durante muitos anos, forneceu o seu próprio Sistema de Informação sobre Lubrificantes (LIS) como uma aplicação instalada localmente aos clientes. Esta aplicação offline tinha de ser activada com um dongle, onde os clientes podiam introduzir as características específicas dos seus agentes lubrificantes no sistema. Os conjuntos de dados resultantes foram então trocados online e recolhidos e processados centralmente pela Olyslager. Contudo, esta forma de trabalhar resultou num número crescente de desafios técnicos, diz Tom Rensink, COO da Olyslager, e responsável pela modernização do LIS:

"Encontramos muitos problemas com clientes que estavam usando computadores desatualizados e tinham regulamentações internas de segurança, de modo que nosso software nem sempre funcionava corretamente. Além disso, queríamos trabalhar melhor e mais eficientemente, e tínhamos um desejo para inovar".
Tom Rensink
COO da Olyslager

Nuvem

Por estas razões, o Sistema de Informação sobre  lubrificantes foi migrado para a nuvem. Inicialmente, o plano era que a própria Olyslager desenvolvesse o software necessário, mas, segundo Tom, havia dúvidas se a velocidade de desenvolvimento necessária seria alcançada:

“Finalmente optamos pela plataforma low-codeThinkwise. Isto nos permite desenvolver o software muito mais rapidamente devido à disponibilidade de muitas  funcionalidades padrão e ao fato de você modelar o software em vez de programá-lo”.

Serviços exclusivos

Olyslager certamente não se apressou antes de optar pelo Thinkwise. “O que fazemos é bastante único, especialmente porque muitos clientes introduzem dados em nossos sistemas de todo o mundo, mas também devido à maneira pela qual posteriormente agregamos, processamos e distribuímos esses dados”, explica Tom Rensink. Por causa disso, os conjuntos de software padrão não eram adequados e o código baixo rapidamente pareceu ser a escolha certa para fornecer a velocidade de desenvolvimento e a flexibilidade necessárias.

“Também consideramos outros fornecedores de código baixo, mas já estávamos cientes do Thinkwise através de um  parceiro e eles pareciam ser os mais adequados para a Olyslager no que diz respeito tanto à organização quanto às possibilidades que eles ofereciam”.

Um projeto piloto de sucesso deu à equipe Olyslager a confiança necessária para entrar em uma parceria estratégica com a Thinkwise. Além da alta velocidade de desenvolvimento, o suporte linguístico que a plataforma Thinkwise oferece também é de enorme valor agregado, pois a Olyslager fornece seus serviços em nada menos que 35 idiomas. 

Tom Rensink: “Outro grande benefício da plataforma Thinkwise é que podemos modificar rápida e facilmente os elementos do software, que ficam então imediatamente disponíveis para nossos clientes. Agora podemos modernizar e melhorar  nosso produto muito mais rapidamente. E, além disso, temos linhas curtas de comunicação com a Thinkwise, de modo que podemos reagir rápida e facilmente sempre que necessário”.

Cooperação próxima

Durante a construção do novo Sistema de Informação sobre Lubrificantes, a equipe de desenvolvimento da Olyslager trabalhou em colaboração direta com vários especialistas da Thinkwise no local. 

“Essa era uma das minhas  exigências”, segundo Tom. “Acho importante que vocês possam se ver para discutir e organizar as coisas juntos. Tivemos que aprender como trabalhar com a plataforma Thinkwise e eles tiveram que aprender sobre nossos negócios para  entender o que estávamos desenvolvendo. É realmente um esforço de equipe”.

O projeto funcionou com sucesso, apesar de um par de meses de trabalho extra devido à visão progressiva. Isto se deveu especialmente ao fato de que quase duzentos recursos a mais do que foram originalmente estimados foram  incluídos no software: 

“Durante o desenvolvimento, identificamos muitas possibilidades úteis, que imediatamente incluímos no software. Isto envolveu, de fato, algum tempo adicional, mas se você vir o valor agregado que ele proporcionou, valeu mais do que a pena”.

O novo Sistema de Informação sobre Lubrificantes já foi concluído e a Olyslager está agora implementando o novo ambiente para todos os seus clientes existentes.

“Alguns clientes criaram interfaces entre nosso software offline e seus próprios sistemas”, diz Tom Rensink. “Isso exigiu algum trabalho extra, mas para a maioria dos clientes a transferência ocorreu sem problemas. Cada cliente que trabalha através de nossas aplicações em nuvem, agora obtém a mesma experiência de usuário”.

E para a Olyslager, a implementação e manutenção do software se tornou muito mais fácil: “Agora podemos adicionar novos usuários muito mais fácil e rápido e não precisamos mais enviar dongles de ativação para nossos clientes”. Além disso,  podemos implementar novos lançamentos muito mais rapidamente a partir da nuvem, para que nossos clientes não tenham mais que baixar e instalar o software”.

Releases mais rápidos

O novo Sistema de Informação sobre Lubrificantes já foi concluído e a Olyslager está agora implementando o novo ambiente para todos os seus clientes existentes. 

“Alguns clientes criaram interfaces entre nosso software offline e seus próprios sistemas”, diz Tom Rensink. “Isso exigiu algum trabalho extra, mas para a maioria dos clientes a transferência ocorreu sem problemas. Cada cliente que trabalha através de nossas aplicações em nuvem, agora obtém a mesma experiência de usuário”. 

E para a Olyslager, a implementação e manutenção do software se tornou muito mais fácil: “Agora podemos adicionar novos usuários muito mais fácil e rápido e não precisamos mais enviar dongles de ativação para nossos clientes”.  Além disso, podemos implementar novos lançamentos muito mais rapidamente a partir da nuvem, para que nossos clientes não tenham mais que baixar e instalar o software”.

Independente

A equipe de desenvolvimento da Olyslager é agora em sua maioria independente no desenvolvimento posterior do software. Tom Rensink: “Ocasionalmente nos deparamos com assuntos específicos sobre os quais temos que nos referir aos especialistas da Thinkwise. Mas nosso conhecimento da Thinkwise cresceu substancialmente durante os últimos dezoito meses e o objetivo é realizar o desenvolvimento posterior de forma completamente independente”.

Parceiro Importante

Agora que o projeto de modernização da Olyslager se tornou um fato, Tom olha para trás para uma cooperação bem sucedida. 

“Estamos muito satisfeitos com o novo Sistema de Informação sobre Lubrificantes e nossos clientes também são extremamente positivos”, diz Tom. “Com a plataforma Thinkwise, podemos inovar muito mais rapidamente e entregar novas características e processos em nosso produto diretamente a nossos clientes”

A cooperação e o confronto entre ambas as organizações provaram ser um fator importante para a obtenção do resultado final:

“Thinkwise é uma empresa informal e aberta”, conclui Tom. “As pessoas são fáceis de abordar e trabalham em seus produtos com muito orgulho. Eles trabalham de perto com você como cliente e se esforçam para o sucesso. Eu  realmente vejo a Thinkwise como um parceiro que se tornou vital para nosso produto”.